Cinque Terre, Toscana & Roma
Itália
As virtudes do centro de Itália.
Itália é mesmo um país fenomenal, cheio de lugares, cidades e regiões que vale a pena visitar e conhecer.
O centro do país, abrangendo, no caso deste texto, ainda um pouco da Ligúria, no noroeste, não é exceção e, se na sua passagem por Itália, andar por estes lados – Toscana, Marcas, Úmbria e Lácio - há locais, uns mais conhecidos, outros menos, que são verdadeiros tesouros.
Será que sabe quais são eles?
Nós revelamos-lhe tudo!
Cinque Terre
Este canto de Itália no noroeste italiano, na região da Ligúria, é verdadeiramente 5 estrelas. Afinal, são cinco as terras que se destacam – Monterosso, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore – povoações piscatórias localizadas em falésias à beira-mar, no mar Tirreno, ainda parte do Mediterrâneo.
Se a sua beleza é ímpar com as casinhas coloridas empoleiradas em rochedos íngremes, entre o verde das árvores e o azul do mar, com os pequenos portos junto à água, é também a vida ao ar livre e em plena natureza que atrai a maioria dos turistas que por aqui passa.
Cada uma das vilas tem a sua personalidade própria, mas juntas formam a menor e mais densa área protegida de Itália, encapsulada no Parque Nacional de Cinque Terre. Um parque que é possível visitar, conhecer e descobrir, não apenas os produtos e produtores locais, como fazer diversos passeios, por terra e por água.
Aliás, para desfrutar de todas as paisagens e visitar todas as terras com toda a calma que cada lugar merece, o comboio e o barco, ou mesmo a pé, sempre que possível, são as melhores formas de se deslocar nestas maravilhas. Até porque outro dos pontos fortes desta região é a gastronomia, aqui totalmente de base mediterrânica, que além dos produtos do mar – peixe e marisco – inclui os produtos das terras de vinhas e de olivais, que é como quem diz o azeite, as azeitonas e o vinho.
Por isso, se estiver nas redondezas, delicie-se com o aveludado pesto genovese, a saborosíssima focaccia ou as espevitadas anchovas salgadas, e termine as refeições com um Sciacchetrà, um vinho licoroso, perfeito para acompanhar sobremesas, tendo como cereja no topo as paisagens fantásticas da região. Delicioso!
Florença, Pisa & Siena
O centro de Itália tem inúmeras cidades imperdíveis, mas há três que se destacam: Florença, Pisa e Siena, cada uma com as suas características específicas.
Florença é a capital da região da Toscana e, só isso, já diz muito, pois esta é uma zona de uma beleza indescritível, berço do Renascimento e de muitos artistas conhecidos mundialmente, como Michelangelo, Leonardo Da Vinci ou Dante.
Aqui, a beleza está mesmo por todo o lado, tanto na arquitetura medieval e renascentista, como nas obras de arte em cada esquina; nas paisagens bucólicas com aprumados ciprestes, belas colinas e refrescantes rios; nas vinhas que, nos arredores, dão origem a vinhos com muita personalidade, e na gastronomia refinada que, nos verões quentes, apetece desfrutar al fresco nas muitas esplanadas da cidade.
O passeio pelas ruas já é muito do que há para experienciar em Florença, pois cada travessa, cada beco, cada praça, é um lugar pleno de personalidade e beleza, mas, se tiver tempo ou interesse, há alguns locais que vale a pena ter em atenção.
Entre muitos outros, o Duomo ou a Catedral de Santa Maria del Fiore, bem como o Campanile, ornamentados com pedras de diferentes cores, são simplesmente magníficos.
O Palazzo Vecchio, na Piazza della Signoria, é surpreendente com o enorme David, de Michelangelo. Apesar de ser uma cópia desta que é uma das mais conhecidas estátuas do artista, os mais de 5 metros não deixam ninguém indiferente.
Para os amantes da pintura, a Galleria degli Uffizi é local de peregrinação e, na Ponte Vecchio encontra muitas lojas e oficinas de ourives, um cenário que parece saído de um filme medieval.
É tudo muito bonito e emocionante. Um autêntico quadro-vivo!
Outra cidade que justifica a visita é Pisa. Mas o nome não deve ser confundido com pizza – aquelas de comer – que tem origem na palavra pitta, um tipo de pão fino consumido nas regiões dominadas pelos romanos.
Pisa é, então, uma cidade portuária, com uma história antiga, cuja maior atração é – quis o destino que assim fosse - o campanário inclinado. O curioso é que esta famosa característica foi conseguida de forma totalmente inadvertida.
Concluída em 1173, uma das fundações da torre foi construída num solo mal consolidado, o que permitiu que, aos poucos, fosse havendo um assentamento que provocou a inclinação. Uma infelicidade que acabou por se tornar icónica e motivo de visita para muitos turistas de todo o mundo. Afinal, quem não gosta de uma pequena bizarria?!...
Por falar em bizarrias, também Siena, cidade Património da Humanidade da UNESCO, tem reservadas algumas surpresas.
Encantadora pela sua história, arte e paisagem natural que a rodeia, Siena incorpora o verdadeiro espírito da toscana, e por isso, se puder, inclua na sua visita algum tempo para passear pelos arredores, nas zonas agrícolas e vitivinícolas do Chianti.
Já a cidade, de traça medieval com as ruas estreitas, intricadas, casinhas tortas antigas e ruas de pedra, é uma delícia. Andar a pé é a melhor forma para conhecer a essência do lugar e para se surpreender com pormenores inesperados, como estátuas, ou praças com pequenas fontes.
Numa dessas, a maior de todas, a Piazza del Campo, é onde acontece duas vezes por ano, em julho e agosto, um evento único: o Palio, que é, nada mais, nada menos do que uma corrida de cavalos!
Os espetadores concentram-se no centro da praça e, à volta dela, numa pista improvisada, desfilam cavalos e cavaleiros representantes de cada bairro. Depois, alguns deles, determinados por sorteio, competem numa corrida em que o vencedor é o cavalo que primeiro der três voltas à pista – e isto com ou sem jóquei montado! É que mesmo que este tenha caído, se o cavalo completar as três voltas em primeiro, vence!
Como em todas as outras cidades de Itália, também o Duomo de Siena merece visita; espetacular por dentro e por fora. Por outro lado, se prefere menos contemplação e mais ação, então o destino é a Via Banchi di Sopra, uma atrativa rua onde não faltam lojas, cafés e restaurantes, e um lugar onde o passado e o presente se encontram em total harmonia.
Fora da cidade e à volta de Siena o encanto não é menor, já que aqui a paisagem com os seus campos agrícolas e as suas vinhas são verdadeiros quadros. Também as vilas, quase todas medievais, são encantadoras, com os centros históricos cuidados e diversas lojas de produtos regionais. A medieval San Gimignano, a etrusca Volterra, ou as belíssimas Montalcino, Pienza e Montepulciano, são apenas algumas delas. Mas há mais. Muitas mais!
Roma
E, como não podia deixar de ser, ainda no centro de Itália, a visita não dispensa a espetacular, monumental, impressionante, antiquíssima, Roma.
Capital do país, centro da Igreja Católica e berço da cultura europeia, aqui encontra-se uma impressionante concentração de monumentos, episódios da História, igrejas e obras de arte.
É extraordinária para qualquer pessoa que goste de viajar e conhecer novos locais, mas é particularmente especial para os amantes de História, Pintura, Escultura, Arquitetura e, claro, gastronomia. Afinal, numa cidade com quase três mil anos, são tantos os locais dignos de visita e as obras que merecem ser apreciadas ao vivo, que é difícil fazer uma seleção ideal, mas há alguns imperdíveis que, caso não os visite, é como ir a Roma e não ver o Papa.
Deixamos-lhe aqui algumas sugestões...
Coliseu – Símbolo do Império Romano, o Coliseu é uma enorme arena onde, na Roma antiga, os grandes espetáculos aconteciam. Só que, neste caso, não eram de música ou teatro, mas sim lutas de gladiadores ou, mesmo, execuções públicas. Não é por acaso que existe a expressão ‘atirado aos leões’... E assim era, literalmente.
Vaticano e Capela Sistina – Um país dentro do país. Assim é o Vaticano, um estado soberano – o mais pequeno do mundo – que é de passagem imperativa, mesmo para quem não é católico ou crente. Afinal, é aqui que se encontra uma das maiores coleções de arte do mundo, além de edifícios monumentais, como a Basílica e Praça de São Pedro.
A Capela Sistina, por sua vez, é a sala onde os cardeais se reúnem para escolher um novo Papa, e é magnífica. Nas paredes são vários os frescos da autoria de diversos autores renascentistas, como Rafael, Perugino e Botticelli, e os do teto, claro, uma verdadeira obra de arte assinada por Michelangelo.
Fontana di Trevi – Numa pequena praça encontra-se esta fonte, enorme em beleza e fama. Construída no século XVIII, tem representados Neptuno, o deus do Mar, a Abundância e a Saúde, que são as duas estátuas que estão a seu lado. Talvez por isso se diga que, atirar uma moeda para a fonte, é meio caminho andado para os seus desejos se realizarem. Por isso mesmo, talvez valha a pena passar por lá e tentar a sua sorte. Nunca se sabe...
Piazza di Spagna – A famosa escadaria da Praça de Espanha é outro local que pede uma visita e várias fotografias. Afinal, além da vista fabulosa sobre a praça e todas as lojas, cafés e edifícios em redor, já foi o palco de diversos desfiles de moda, então, porque não incorporar o top model que há em si e deixar-se fotografar nesta beleza?
Fórum Romano – Uma vez aqui, prepare-se para fazer uma viagem no tempo, até à Roma Antiga do século VII a.C.. Neste local espantoso encontra as ruínas do centro político, religioso e social de então, e passear por aqui, onde ainda existem partes do Templo de Saturno, da Basílica Júlia, do Arco de Tito ou do Templo de Vesta, é ter um vislumbre de como era a vida naquele tempo e de como, com uma tecnologia tão diferente da de hoje, conseguiam que tudo fosse verdadeiramente monumental.
Para visitar, há ainda o Panteão, inúmeras igrejas, várias outras fontes e diversos monumentos, mas o melhor, mesmo, é, em Roma ser romano, e andar ao seu ritmo e apaixonar-se com as surpresas e o charme desta cidade cujo nome, escrito de trás para a frente, é... AMOR.
Cinque Terre, Toscana & Roma
KnowtoGo
What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.
What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.
What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.
What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.
What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.
What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.